free counters

sábado, 2 de junho de 2012

Pirâmide Social do Antigo Egito...

 


Camadas de cima para baixo:

  1Faraó:considerado um Deus.

  2Família do faraó
    Altos funcionários
    Altos Sacerdotes

  3Guerreiros

   4 Escribas:de funções mais importantes

   5Todos os trabalhadores e camponeses
 *Fora da Piramide os escravos (prisioneiros de guerra)

     No Egito havia uma divisão do povo em classes,de desiguais direitos entre si:os escribas,os funcionários,os militares e os comerciantes eram de categoria superior,ao passo que os camponeses eram privados de direitos elementares;os serviços mais pesados da agricultura,da indústria e do comércio competiam aos escravos,geralmente prisioneiros de guerra.
     Os escribas  ,por seus dotes de saber,ocupavam o primeiro lugar na escala social:eram sustentados pelos faraós e recebiam com frequência valiosos presentes:jóias,terras,túmulos de luxo;muitos escribas chegaram a ministros do faraó e era entre eles que se recrutavam os funcionários e sacerdotes,as outras duas classes poderosas.
     Os  funcionários exerciam as mais variadas atividades estatais e para isso recebiam adequada preparação.
     Os sacerdotestinham atuação importante na vida do país pela funda religiosidade do povo e por serem bastante numerosos,dado a grande variedade de deuses que o povo egípcio venerava.Recebiam doações territoriais e não eram obrigados ao pagamento dos impostos;sujeitavam-se,porem,a severa disciplina.Usavam vestes peculiares e não podiam alimentar-se de determinados produtos.
     A classe militar cresceu em prestigio e força com a fase imperialista que houve no Egito,muito embora o povo não fosse afeito à arte de guerra,o que forçou o recurso ao contrato de guerreiros mercenários estrangeiros.
     Os comerciantes davam caráter hereditário a suas atividades,passando de pai a filho a chefia das casas dedicadas ao comércio e constituíam corporações profissionais para a defesa de seus direitos e vantagens.
     Os camponeses cultivavam a terra,geralmente arrendada para os trabalhos agrícolas pelos faraós.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário