free counters

domingo, 3 de junho de 2012

Medicina do Egito Antigo


                                            


Medicina:

      A medicina moderna deve muito aos egípcios. Registros antigos mostram que eles desenvolveram mais de 800 procedimentos médicos, desde fazer pressão em um ferimento para parar de sangrar até o tratamento de ossos deslocados. Eles conheciam mais de 600 drogas, incluindo folhas de salgueiro e casca de árvore (um tipo de aspirina) como antisséptico. Apesar de não havia  anestesia, eles realizavam cirurgias simples, como a remoção de tumores e cistos, usando uma variedade de instrumentos. Eles também tinham um conhecimento razoável sobre a circulação e os órgãos (apesar de que alguns confundiam o papel do coração com o do cérebro). Entretanto, a magia e superstição sempre tiveram um papel importante na medicina.
     As principais fontes de informação acerca da atividade médica chega-nos através dos rolos de papiro.Existem 14 rolos de papiros médicos,em diferentes estados em conservação,a maior parte correspondendo ao Império Médio.
     Partindo da crença segundo a qual a doença resultava do efeito de um espirito maligno sobre o corpo.Pelo que qualquer tratamento médico não podia senão diminuir os sintomas,ficando a doença apenas curada quando o demônio deixasse o corpo do doente.
     Apesar de haver,naquela época,uma compreensão muito avançada sobre a circulação sanguínea e sobre o papel do coração,não deixava de reinar a crença que o pensamento se localizava no coração e se nutria do corpo.Os antigos egípcios desenvolveram,pois,uma amalgama entre a medicina empírica e a medicina mágica.
     A farmacologia do antigo Egito constituía uma grande parte da medicina da época,como se pode ver pelo chamado papiro farmacológico de Ebres.Cada receita envolvia uma complexa preparação de medicamentos,em que os compostos provinham do reino mineral,vegetal,animal ou de substâncias provindas das três origens.Encontram-se, nesse papiro,diversos remédios contra o cranco,as doenças de pele,as perturbações ginecológicas e até mesmo, para tratamento das sequelas do abortamento.
     Existiam vários tipos de remédios,para todos os tipos de doenças,como por exemplo a cura para dor de cabeça:
  • beber três vezes ao dia ,a mistura de gordura de crocodilo,sêmen,e fezes dissolvidas em urina.

Primeira pintura feita de uma cirurgia

 

                                                                       



Nenhum comentário:

Postar um comentário