free counters

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O Periodo Paleolítico



 

O Período Paleolítico é o espaço de tempo que compreende desde as origens do homem até 8000 A.C.. Dentro desse período existem duas subdivisões: o Paleolítico Inferior (5000.000 – 30.000 A.C.) e o Paleolítico Superior (30.000 – 8.000 A.C.).


Paleolítico Inferior:

   Neste período, florescem as primeiras estruturas sociais, onde os primeiros artefatos começam a ser fabricados pelo homem, como armas de pederneira, objetos de madeira e lascas de pedra. Apesar de serem nômades, têm afeição familiar e fazem uso do fogo, principal descoberta humana do período.



  • Organização Social:No inicio do Paleolítico Inferior a organização social se baseava,em pequenos grupos humanos, em bandos.
  •  Forma de Sustento:Os homens do paleolítico inferior não produziam seus alimentos.Por isso caçavam e coletavam frutas,sementes,e poupas de frutas.Também utilizavam a pesca como uma forma de sustento.
  • Abrigo:Não construíam seu abrigo.Utilizavam grutas e cavernas como abrigo.
  • Conhecimento do fogo:O homem estava começando a descobrir o fogo.Já possuíam o conhecimento do fogo.
  • Divisão do trabalho:A divisão do trabalho era feita por sexo e idade.
Paleolítico Superior: 


   Surge o homem, que morava nas cavernas graças ao constante esfriamento do planeta devido à 4ª Era Glacial. Ele desenvolveu sua cultura no continente europeu e tinha qualidades  primitivas mais favoráveis que as outras espécies: tinham estatura média de 1,70m, cabeça comprida e maior capacidade cerebral. Além de tudo isso, já caçava animais de grande porte através de armadilhas terrestres, o que comprova sua superioridade de inteligência.
    Com o passar dos anos, os homens deste período começaram a viver em grandes grupos. Para enfrentar o frio, quando migravam para regiões de poucas cavernas, construíam moradias rústicas com peles de animal, rochas e gravetos. No período Paleolítico Superior, o homem começa a desenvolver a pintura rupestre nas cavernas, permitindo um entendimento contemporâneo maior de sua cultura.

  • Organização Social:Continuaram em grupos ou em bandos,só que estes bandos agora eram chamados de clãs
  • Forma de Sustento:Os homens retiravam os alimentos da natureza.Coletavam frutos,grãos e raízes silvestres.Também pescavam e caçavam animais,a de maior porte.
  • Abrigo:Os homens do paleolítico superior utilizavam vários tipos de moradia.Habitavam em cavernas ou tendas feitas de galhos e cobertas de folhas ou peles de animais.
  • Conhecimento do Fogo:No inicio os homens começaram a usar o fogo de maneira desorganizada,como fonte de iluminação e aquecimento,pouco tempo depois eles aprenderam a conservar e produzir o fogo.
  • Divisão do Trabalho:Havia uma divisão de trabalho de acordo com o sexo e a idade.Onde as mulheres cuidavam das crianças e juntamente com elas era responsáveis pela coleta de frutas e raízes,os homens caçavam,pescavam e defendiam o grupo. 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário