free counters

domingo, 3 de junho de 2012

Mumificação...

Mumificação:

     Os antigos egípcios se preocupavam muito em se preparar para a vida no outro mundo.Todos que podiam pagar faziam preparativos elaborados para tal.Seu espirito tinha de ter alimento para poder viver e tinha de voltar a seu corpo para receber comida.Portanto,três coisas eram essenciais:um corpo que nunca apodrecesse,um lugar de descanso onde nunca fosse perturbado e pessoas que sempre lhe trouxessem comida.Encomendar um túmulo,construído de pedra para durar para sempre,esse era o primeiro passo.Todas as pessoas ricas faziam isso bem antes de morrer.Podiam encomendar sua própria mumificação,para assegurar-se de que receberiam o melhor.Se não tivessem família,e se fossem ricas,deixariam terras para prover um meio de vida para os criados,que então alimentariam se túmulo.


     Quando as cerimonias terminavam,a tumba era selada e os convidados do funeral faziam uma festa em homenagem ao morto.Enquanto isso,o espirito do morto remava por um rio ate a terra dos mortos.
     Ele tinha muitos perigos para enfrentar no caminho,inclusive a pesagem do seu coração,pela qual sua vida era julgada.Se ele seguisse as instruções no Livro de Magica,envolto nas faixas da múmia,tudo sairia bem.Ele continha palavras magicas que garantiriam que o coração não pesaria mais do que a pena da verdade e que você alcançaria os campos da felicidade.
     Para ter uma casa confortável no outro mundo,você teria que levar consigo todas as coisas usadas por você neste mundo,comidas,roupas,móveis e ate os seus criados.Você faria quadros da vida que esperava desfrutar,pintados nas paredes de sua tumba .
     Os faraós,que viviam em grande luxo neste mundo,precisavam encher suas tumbas com objetos muito caros.Isso gerava um problema de segurança,pois pessoas inescrupulosas  sempre tentavam rouba-los. As piramides dos tempos mais antigos destinavam-se a proteger as tumbas dos faraós para sempre.



Passos da mumificação,como você faria naquele tempo:

O melhor possível.
  1. O embalsamador  mostra a sua família modelos feitos de madeira e de vários estilos de múmias .De tratamentos baratos,médios e luxuosos.
  2. Sua família não pode pagar pelo melhor,portanto seu corpo recebe apenas uma injeção de óleo de cedro,para que suas entranhas se liquefaçam e escorram para fora.
  3. A múmia é embrulhada com natrão e deixada de quarenta a cem dias.O natrão impede que ela apodreça fazendo-a secar.
  4. Então a família vem buscar o seu corpo para sepulta-lo.Ele encolheu,mas não apodrecerá  pois está completamente seco.
 
Fazendo a múmia 
  1.   Para transformar você em uma múmia de alta qualidade,seu corpo é aberto e as vísceras são removidas.
  2. O cérebro é retirado pelo nariz.Figado,intestinos, estomago e pulmões são guardados em jarros especiais.
  3. Seu coração fica dentro do corpo,que é então colocado em natrão de quarenta a cem dias.Isso o secará por completo.
  4. Todo o esforço é feito para se ter uma aparência viva.Partes que ficaram afundadas são preenchidas com chumaços de linho.
  5. Seu corpo é enrolado com camadas de linho.Entre elas amarram-se amuletos para protegê-lo em sua viagem para o outro mundo.
  6. Uma máscara de papel prensado,pintado à sua semelhança,é colocada sobre a múmia acabada.
         
O funeral:
  1. Em seu funeral,a múmia colocada em um sarcófago com sua forma,é arrastada em um trenó.
  2. ela tem de cruzar o rio.As pessoas são sepultadas do lado oeste,onde o sol se põe.
  3. O sacerdote realiza a cerimonia  da abertura da boca,que traz seus sentidos a vida novamente.
  4. Os sacerdotes levam a múmia ate sua tumba subterrânea.Onde um caixão de pedra esta pronto para recebê-la.
  5. Tudo o que ela usará no futuro vai para a tumba ,seja o objeto ou um modelo dele.
  6. A ultima pessoa sair varre as pegadas e fecha a porta.Sua jornada para o outro começou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário